Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Museu do Café recebe oficina para formação de contadores de história


Parceria entre Museu do Café e Associação Eduardo Furkini oferecerá 20 vagas gratuitas para a oficina “Histórias para mudar o mundo”
Manter viva a tradição milenar de contar histórias. Esse é o principal objetivo do Museu do Café e da Associação Eduardo Furkini com a oficina “Histórias para mudar o mundo”, que oferecerá 20 vagas gratuitas para pessoas interessadas em apreender a arte da contação de histórias. As aulas serão realizadas entre 12 de fevereiro e 10 de março, das 15h às 18h, no Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Os interessados devem se inscrever pessoalmente no endereço: Av. Rangel Pestana, 318, em Santos.
A oficina será realizada em cinco módulos, sempre aos finais de semana. A cada encontro serão trabalhados assuntos como a importância de contar histórias nos dias de hoje, a tradição oral, o poder da fala e do corpo, técnicas de dramatização, relação palco e platéia, além de exercícios e apresentações individuais e em grupo. 
De  acordo  com Alexandre  Camilo,  presidente  da Associação  Eduardo  Furkini  e  coordenador  da  oficina,  a atividade irá proporcionar conhecimentos e técnicas básicas utilizadas pelos contadores de histórias. “Toda a metodologia das aulas é baseada na sensibilização dos participantes e nos exercícios que serão executados para aprimorar a fala e a expressão corporal”, explica Camilo, que é formado em Artes Cênicas, pós-graduado em Teatro Brasileiro, com especialização em teatro aplicado à educação. 
Para obter o certificado de conclusão, o participante deve comparecer ao mínimo de 80% das aulas e fazer três apresentações gratuitas em entidades parceiras da Associação Eduardo Furkini. “Além de colocar em prática o conteúdo aprendido na oficina, a contrapartida visa estimular o voluntariado e a atuação do contador de histórias enquanto multiplicador de ações transformadoras por meio de uma ferramenta capaz de sensibilizar crianças, jovens e adultos”, resume Camilo.

Os interessados em obter mais informações sobre contação de histórias, o conteúdo da oficina e as dinâmicas que serão utilizadas, podem participar da palestra “A arte de contar histórias”. A atividade será realizada no dia 04 de fevereiro, às 16h30, na Pinacoteca Benedicto Calixto, com entrada é franca.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário estendido de funcionamento, durante a temporada de verão, é de segunda-feira a sábado das 9h às 17, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas com mais de 60 anos pagam meiaentrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 8h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. 
Outras informações estão disponíveis no site do Museu do Café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário