Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

No dia de do aniversário da Cidade de São Paulo, não poderíamos deixar de lembrar e agradecer a grande colaboração dessa gigante para o mundo do café! 
A primeira fazenda de café foi instalada em São Paulo no ano de 1817, no vale do Rio Parnaíba do Sul e logo após a independência do Brasil, cria força na região do vale do Paraíba. A partir daí, essa cultura se expande e passa a exigir soluções para a falta de infra estrutura para o crescimento e escoamento da produção, levando à construção da primeira estrada de ferro do Brasil, a São Paulo Railway, inaugurada em 1867. Anos depois torna-se a principal fonte de renda da região, levando ao surgimento dos chamados Barões do Café, que não poupavam esforços nem dinheiro para ostentar suas riquezas, especialmente através da arquitetura de suas casas assentadas sobre uma das tantas colinas da cidade de São Paulo, na intenção de criar um bairro exclusivo, de grande refinamento, com uma grande avenida arborizada, talvez com intenção de recriar os ares da Champs Elisé de Paris. Essa avenida, foi chamada de Avenida Paulista e durante quase um século, foi conhecida por seus  belos casarões e palacetes. Também foi o café que levou ao desenvolvimento do, hoje, maior porto do país, o Porto de Santos, por onde era escoada toda a produção cafeeira para Europa. O enriquecimento provocado pelo café e a constante chegada de imigrantes italianosportuguesesespanhóisjaponeses e árabes à Província, além do desenvolvimento de uma grande rede férrea, trazem prosperidade a São Paulo. Naquela época, se o Brasil era o café, o café era São Paulo!!.
É claro que a cultura do café não se restringiu a São Paulo mas, sem sombra de dúvidas foi aqui onde tudo começou.
Este  é apenas um pequeno fragmento da história do café e de São Paulo, mas, certamente nos dá uma ideia de como chegamos a ser o que somos e como o Brasil se tornou o maior produtor de café do mundo!!
Hummm essa história me deu uma vontade de tomar um cafezinho... Está servido??

Nenhum comentário:

Postar um comentário