Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

LAS TARDECITAS DE BUENOS AIRES TIENEN UN QUE SE YO, VISTE...

Assim começa uma música muito bonita chamada "Balada para un Loco", e é a mais pura verdade! Se por um lado o Tango é a expressão cultural mais marcante da Argentina e em especial de Buenos Aires, sentar-se em um antigo café ao final da tarde para degustar essa bebida tão especial e pensar na vida ou disfrutar de uma boa companhia já faz parte do cotidiano dos Bonairenses. A cidade está repleta de Cafés quase tão antigos quanto ela e tão tradicionais que até o Tango foi por eles influenciado. É das coisas mais comuns ver, no meio ou ao final da tarde, um sem fim de pessoas sentadas descontraidamente nas calçadas ou com ares mais cerimoniosos nos elegantes e charmosos salões, onde garçons sempre apostos servem xícaras e mais xícaras de café, perfumando todo o ambiente. Neste final de ano tive oportunidade de disfrutar desse prazer, de fazer parte desse ritual e é claro, registrar esses momentos para dividí-los com vocês. Então, nas próximas publicações, vou apresentar e contar um pouco sobre os Cafés por onde passei e que refletem perfeitamente a atmosfera dos tão famosos "Cafés Portenhos". O primeiro e mais conhecido, não só pela antiguidade como pela influência que exerceu sobre as artes e a cultura portenha é o CAFÉ TORTONI.
Inaugurado em 1858, o Café Tortoni foi ponto de encontro de artistas, intelectuais e políticos por décadas. Em suas mesas se sentaram grandes nomes da literatura como Jorge Luiz Borges e o representante máximo da música portenha, Carlos Gardel. Hoje é visita imperdível para quem vai a Buenos Aires. 
Seus salões de ar austeros e de grande beleza, mantém sua decoração praticamente original, o que nos faz viajar no tempo.
Não há como não se sentir parte de uma época quase encantada em que aristocratas se misturavam a músicos ou escritores e se reuniam em grande estilo para tomar uma xícara de café, fumar um charuto e discutir os rumos da política ou da cultura do país. 
Frequentar o Tortoni era um ritual que se repete até os dias de hoje e esperamos que continue sendo por muito tempo ainda. O prazer de se sentar em uma de suas mesas e respirar seus ares é uma experiência única e vale a pena ser vivenciada por todos que apreciem a arte, a história e, é claro, uma boa xícara de café!! Espero que aproveitem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário