Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Passarinho na gaiola não canta...


PASSARINHO NA GAIOLA NÃO CANTA

Ilustrações em defesa dos direitos dos animais

Mais de 60 ilustradores, brasileiros e estrangeiros, expõe trabalhos que alertam para o confinamento e comércio ilegal de pássaros. A mostra “Passarinho na gaiola não canta, lamenta” vai até 12 de fevereiro, em SP

-  A  A  +

Ilustrações de artistas brasileiros, portugueses, italianos e holandeses estão reunidas na galeria Matilha Cultural, em São Paulo, na exposição Passarinho na gaiola não canta, lamenta. Ao todo, são 64 obras, fruto de uma coletânea idealizada pela ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais*.

Através de suas ilustrações, os artistas que participam da exposição atuam no combate à violência social e à destruição do meio ambiente, por meio da bandeira de defesa dos direitos dos animais, especialmente dos pássaros. Estima-se que nos últimos 50 anos o comércio ilegal de animais silvestres cresceu 14 vezes. Trata-se da terceira atividade criminosa lucrativa no mundo, depois do tráfico de drogas e de armas.

A ideia da Passarinho na gaiola não canta, lamenta, que vai até o dia 12 de fevereiro, é alertar para o costume de confinamento e comércio de pássaros, além de educar o público em relação ao hábito de aprisionar esses animais em gaiolas.

A exposição conta com a curadoria da ilustradora e ativista ambiental Lucia Brandão, além da parceria da ONG Avistar, voltada para observação de aves e educação ambiental, que oferecerá palestras e oficinas, gratuitas, sobre temas relativos à exposição. Dois artistas que ministrarão as oficinas são Guto Carvalho e Rodrigo Leão.

A exposição é um evento paralelo da 8ª edição do IlustraBrasil!, evento da Sociedade dos Ilustradores do Brasil que promove a discussão sobre a profissão de ilustrador.

*Matilha Cultural
*ANDA
*Avistar

Passarinho na gaiola não canta, lamenta
Data e Horário: 06/12 a 12/02. Terça a domingo, 12h às 20h
Local: Matilha Cultural - Rua Rêgo Freitas, 542. São Paulo/SP
Entrada gratuita

Um comentário: